CONTATO:

Rua Frei Caneca, 24, Sitio Histórico, Igarassu - PE. E-mail: academia.letras.igarassu@bol.com.br

Academia


HISTÓRICO

Igarassu sempre sentiu a necessidade de uma instituição que divulgasse e estimulasse a produção literária entre os seus habitantes. 
A primeira tentativa voltada para este fim foi a fundação, no último quartel do século XIX, do Gabinete Igarassuense de Leitura. Esse organismo literário tinha, entre outras finalidades, o estímulo a prática literária entre os moradores de nossa urb. Infelizmente, no início do século XX, já estava extinta e todo seu acervo foi repassado para a Prefeitura Municipal. 
Por quase meio século, a cidade se desenvolveu do ponto de vista econômico-social mas, no que tange ao estímulo da Literatura, poucas foram as instituições criadas para o seu incremento. Só na década de cinqüenta é que vão surgir: O Jornal “Voz de Igarassu”, que possuía uma coluna voltada para a publicação de trabalhos literários; o Instituto Histórico, que através de sua ala feminina, possuía uma sessão literária e por fim, a Escola Normal Regional que por intermédio do seu Grêmio Estudantil, estimulava a prática literária em saraus e no seu jornal “A Tribuna das Normalistas”. 
Apesar do desenvolvimento ocorrido no último quartel do século passado, com a criação de diversas instituições voltadas para a filantropia, a Literatura Igarassuense não contava, do ponto de vista oficial, com nenhum apoio. Entretanto, alguns literatos continuavam na labuta de produzir, cordéis, poemas e trabalhos dos mais diversos matizes. 
A idéia da criação de uma instituição que congregasse essas forças dispersas ganha força a partir de 2009, quando professor Fernando Melo começa a mobilizar um grupo de pessoas preocupadas com o vazio existente nessa área do conhecimento. 
A partir de janeiro de 2010, diversas reuniões foram realizadas, objetivando criar o Estatuto e fundar uma Academia, o que aconteceu no dia 13 de junho do corrente ano, no salão nobre da Biblioteca Pública de Igarassu. 
A idéia é de dotar a cidade de uma instituição voltada, especificamente, para a o estímulo da produção literária, bem como fomentar e divulgar a cultura de uma maneira geral. 
São partícipes dessa jornada: Edvânia Lopes Vieira, Alexandrina Verônica Guedes das Neves, João Morais de Souza, Josce Cláudia Carvalho da Silva, Corinne Elisabeth Raboud, Valbério Pereira Cavalcante, Jonatas Onofre Teixeira Junior, Artur Fernando de Barros Carneiro Júnior, Alcina Maria do Nascimento, Eraldo Gomes do Nascimento, Nanci de Brito, Francisco de Assis M. de Moraes, Edvan Vieira de França Paz, Melquides Pereira Neto, Guilherme Jorge Paes Barrêtto Neto e Fernando Fernandes de Melo.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


PRIMEIRA DIRETORIA

Diretoria eleita para o triênio 2010/ 2013



Presidente: Fernando Fernandes de Melo

Vice: João Morais de Sousa

Secretária Geral: Alexandrina Verônica Guedes das Neves

Diretor Financeiro: Guilherme Jorge Paes Barretto Neto

Diretor de Acervo: Valbério Pereira Cavalcanti

Diretora Cultural: Nhelma Magda Barbalho de Santana.



Conselho Fiscal:

Edvan Vieira de França Paz

Ivan Rodrigues de Oliveira

Melquides Pereira Neto