CONTATO:
Rua Frei Caneca, 24, Sitio Histórico, Igarassu - PE. E-mail: academia.letras.igarassu@bol.com.br
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
domingo, 2 de outubro de 2011
CAFÉ LITERÁRIO REUNE VÁRIOS POETAS DA REGIÃO
Membros da Academia Igarassuense de Cultura e Letras prestigiaram o 2° Café Literário promovido pela Biblioteca Pública de Igarassu, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que foi realizado no dia 30 de setembro do corrente. Para o professor Fernando Melo, Presidente da Academia, o evento foi muito importante para a revelação da nova geração de poetas que estão surgindo na cidade e na região. “Acredito que em alguns anos, o litoral norte será um pólo das expressões literárias de Pernambuco”. As professoras e acadêmicas Alexandrina Guedes, Alcina Nascimento e Izabella Nobrega estiveram a frente na organização do evento.
sábado, 23 de julho de 2011
CONCURSO DE POESIAS
A Academia Igarassuense de Cultura e Letras em parceria com a Biblioteca Pública Municipal, a Diretoria Municipal de Cultura e a loja Maçônica Stelio Marinho Falcão promovem o 1º Concurso de Poesias, tendo como tema: “Igarassu em versos”. Destinado aos estudantes do ensino fundamental(do 5º ao 9º ano) da rede pública e privada do município de Igarassu, com o objetivo de difundir a cultura, descobrir talentos e estimular a produção literária, em especial do povo igarassuense. As inscrições poderão ser feitas na Diretoria da própria escola, no período de 01 de agosto a 30 de setembro do corrente ano.
O Edital do Concurso poderá ser solicitado pelo e-mail: academia.letras.igarassu@bol.com.br
quinta-feira, 23 de junho de 2011
Academia de Letras de Igarassu comemora 1º ano de fundação
A Academia Igarassuense de Cultura e Letras (AICL) promoveu evento literário no último dia 17, na Biblioteca Pública Municipal de Igarassu, para comemorar o aniversário de um ano de sua fundação.
A programação da noite contou com música e recital de poemas. A Academia é presidida pelo professor de História Fernando Fernandes de Melo e conta com 23 acadêmicos, que tomaram posse no dia 19 de março passado.
O objetivo da AICL é promover debates e saraus culturais, além de incentivar a publicação de trabalhos de autores locais.
Durante o evento, o representante da Editora Babeco, Mario Santos, doou exemplares do livro 100 sonetos pernambucanos, de Manuel Oliveira, para serem sorteados entre os presentes.
Texto de Daniela Morais – Diretora Comercial do Jornal do Grande Recife.
domingo, 22 de maio de 2011
CONVITE
A Academia Igarassuense de Cultura e Letras convida a todos para evento literário alusivo ao aniversario de um ano de sua fundação.
Data: 17 de junho de 2011, as 18h
Local: Biblioteca Pública de Igarassu.
terça-feira, 29 de março de 2011
Primeiros imortais tomam posse na Academia Igarassuense de Cultura e Letras
Numa concorrida solenidade, no último dia 19 de março, na Câmara Municipal de Igarassu, foram empossados os membros da Academia Igarassuense de Cultura e Letras (AICL). O evento, presidido pelo acadêmico Fernando Fernandes de Melo, contou com a presença do ex-prefeito de Igarassu Jurandir Bezerra Lins, do diretor da Faculdade de Igarassu – Facig, Walfredo Uchôa, da secretária de Educação do município, Telma de Souza, e do vereador Ademar de Barros, entre outros.
A AICL, que foi criada no dia 13 de junho de 2010, possui atualmente 23 cadeiras, que foram ocupadas por poetas, professores, escritores e pessoas ligadas às artes da cidade, como o historiador Guilherme Jorge Paes Barretto Neto, a professora e poetisa Xanda Guedes e o escritor João Morais de Souza.
A AICL surgiu da necessidade de se ter uma instituição que congregasse os expoentes culturais do município. “Temos várias pessoas que lidam com a escrita e com as artes de uma maneira em geral, mas estas pessoas estavam dispersas. Agora temos um espaço para a discussão e o fomento da cultura em Igarassu”, afirma Fernando Melo, idealizador da Academia.
O objetivo da AICL é promover debates e saraus culturais, além de incentivar a publicação de trabalhos de autores locais.
Matéria de autoria do Diretor de Redação do Jornal do Grande Recife, Eudes Pereira.
quarta-feira, 2 de março de 2011
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Comitiva de Acadêmicos visita Caruaru e Bezerros
Comitiva formada por membros da Academia Igarassuense de Cultura e Letras e convidados visitaram, no último dia 05, a Cidade de Caruaru e Bezerros. No roteiro o Museu do Cordel, Casa Museu Mestre Vitalino e o Memorial J. Borges.
No museu do Cordel o grupo foi recebido pelos cordelistas Olegário Fernandes Filho – diretor do Museu e Nelson Lima – presidente da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel, que na ocasião, estava realizando o lançamento do livro Depois que a chuva passar, escrito pelo poeta e repórte Jénerson Alves.
No museu do Cordel o grupo foi recebido pelos cordelistas Olegário Fernandes Filho – diretor do Museu e Nelson Lima – presidente da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel, que na ocasião, estava realizando o lançamento do livro Depois que a chuva passar, escrito pelo poeta e repórte Jénerson Alves.
Durante o evento ocorreu ainda apresentação do músico Carlos Alves, dos violeiros Luciano Leonel e Antonio Marcos, assim como diversas declamações de poetas populares, entre eles o poeta e ator Nerivaldo Alves, o poeta e radialista Raudenio Lima, assim como os Poetas Paulo Pereira e Espingarda do Cordel. Na ocasião a acadêmica Alcina Nascimento fez a leitura de um poema de Jénerson Alves.
Telma Rodrigues, Secretária de Educação de Igarassu, uma das integrantes da comitiva conheceu o Projeto Cordel nas Escolas, que é desenvolvido pela Academia Caruaruense de Literatura de Cordel em escolas públicas municipais.
Telma Rodrigues, Secretária de Educação de Igarassu, uma das integrantes da comitiva conheceu o Projeto Cordel nas Escolas, que é desenvolvido pela Academia Caruaruense de Literatura de Cordel em escolas públicas municipais.
O grupo visitou também a Casa Museu Mestre Vitalino, no Alto do Moura, considerado o maior Centro de Artes Figurativas das Américas.
No retorno uma parada no Memorial J.Borges, em Bezerros. Borges é o maior gravador xilogravurista em atividade no Brasil e possui um grande acervo que retratam costumes, crenças e o cotidiano do povo sertanejo, através da sua arte e da literatura de cordel. A comitiva foi composta pelos seguintes acadêmicos: Alcina Nascimento, Corinne Elizabeth, Edvânia Lopes, Fernando Melo, Ivan Rodrigues, José Roberto de Oliveira, Nhelma Magda e Rejane Dias.
Assinar:
Postagens (Atom)