CONTATO:

Rua Frei Caneca, 24, Sitio Histórico, Igarassu - PE. E-mail: academia.letras.igarassu@bol.com.br

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Confraternização dos acadêmicos

Os membros juntamente com familiares realizaram o encerramento das atividades de 2011 no último dia 18 de dezembro num restaurante no distrito de Nova Cruz. Nesta foto os acadêmicos fazem visita ao atelier do artesão Roberto Vital, premiado em 1º lugar no salão de arte popular da FENNEART 2011.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

DIPLOMAÇÃO DE NOVAS ACADÊMICAS

A Academia Igarassuense de Cultura e Letras realizou no último dia 05 de novembro de 2011 a diplomação das profª Kedma Guedes; Josce Claudia; Julia Maria Chalegre e Izabella Nobrega. A solenidade ocorreu na Câmara municipal de Igarassu.

domingo, 2 de outubro de 2011

CAFÉ LITERÁRIO REUNE VÁRIOS POETAS DA REGIÃO


Membros da Academia Igarassuense de Cultura e Letras prestigiaram o 2° Café Literário promovido pela Biblioteca Pública de Igarassu, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que foi realizado no dia 30 de setembro do corrente. Para o professor Fernando Melo, Presidente da Academia, o evento foi muito importante para a revelação da nova geração de poetas que estão surgindo na cidade e na região. “Acredito que em alguns anos, o litoral norte será um pólo das expressões literárias de Pernambuco”. As professoras e acadêmicas Alexandrina Guedes, Alcina Nascimento e Izabella Nobrega estiveram a frente na organização do evento.

sábado, 23 de julho de 2011

CONCURSO DE POESIAS

A Academia Igarassuense de Cultura e Letras em parceria com a Biblioteca Pública Municipal, a Diretoria Municipal de Cultura e a loja Maçônica Stelio Marinho Falcão promovem o 1º Concurso de Poesias, tendo como tema: “Igarassu em versos”. Destinado aos estudantes do ensino fundamental(do 5º ao 9º ano) da rede pública e privada do município de Igarassu, com o objetivo de difundir a cultura, descobrir talentos e estimular a produção literária, em especial do povo igarassuense. As inscrições poderão ser feitas na Diretoria da própria escola, no período de 01 de agosto a 30 de setembro do corrente ano.
O Edital do Concurso poderá ser solicitado pelo e-mail: academia.letras.igarassu@bol.com.br

quinta-feira, 23 de junho de 2011


Academia de Letras de Igarassu comemora 1º ano de fundação
A Academia Igarassuense de Cultura e Letras (AICL) promoveu evento literário no último dia 17, na Biblioteca Pública Municipal de Igarassu, para comemorar o aniversário de um ano de sua fundação.
A programação da noite contou com música e recital de poemas. A Academia é presidida pelo professor de História Fernando Fernandes de Melo e conta com 23 acadêmicos, que tomaram posse no dia 19 de março passado.
O objetivo da AICL é promover debates e saraus culturais, além de incentivar a publicação de trabalhos de autores locais.
Durante o evento, o representante da Editora Babeco, Mario Santos, doou exemplares do livro 100 sonetos pernambucanos, de Manuel Oliveira, para serem sorteados entre os presentes.

Texto de Daniela Morais – Diretora Comercial do Jornal do Grande Recife.

domingo, 22 de maio de 2011

CONVITE


A Academia Igarassuense de Cultura e Letras convida a todos para evento literário alusivo ao aniversario de um ano de sua fundação.
Data: 17 de junho de 2011, as 18h
Local: Biblioteca Pública de Igarassu.

terça-feira, 29 de março de 2011

Primeiros imortais tomam posse na Academia Igarassuense de Cultura e Letras


Numa concorrida solenidade, no último dia 19 de março, na Câmara Municipal de Igarassu, foram empossados os membros da Academia Igarassuense de Cultura e Letras (AICL). O evento, presidido pelo acadêmico Fernando Fernandes de Melo, contou com a presença do ex-prefeito de Igarassu Jurandir Bezerra Lins, do diretor da Faculdade de Igarassu – Facig, Walfredo Uchôa, da secretária de Educação do município, Telma de Souza, e do vereador Ademar de Barros, entre outros.
A AICL, que foi criada no dia 13 de junho de 2010, possui atualmente 23 cadeiras, que foram ocupadas por poetas, professores, escritores e pessoas ligadas às artes da cidade, como o historiador Guilherme Jorge Paes Barretto Neto, a professora e poetisa Xanda Guedes e o escritor João Morais de Souza.
A AICL surgiu da necessidade de se ter uma instituição que congregasse os expoentes culturais do município. “Temos várias pessoas que lidam com a escrita e com as artes de uma maneira em geral, mas estas pessoas estavam dispersas. Agora temos um espaço para a discussão  e o fomento da cultura em Igarassu”, afirma Fernando Melo, idealizador da Academia.
O objetivo da AICL é promover debates e saraus culturais, além de incentivar a publicação de trabalhos de autores locais.

Matéria de autoria do Diretor de Redação do Jornal do Grande Recife, Eudes Pereira.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Diplomação dos Primeiros Acadêmicos


A Academia Igarassuense de Cultura e Letras realizará a Diplomação dos seus primeiros acadêmicos, numa solenidade que acontecerá no dia 19 de março do corrente, as 19h na Câmara Municipal de Igarassu.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Comitiva de Acadêmicos visita Caruaru e Bezerros

Comitiva formada por membros da Academia Igarassuense de Cultura e Letras e convidados visitaram, no último dia 05, a Cidade de Caruaru e Bezerros. No roteiro o Museu do Cordel, Casa Museu Mestre Vitalino e o Memorial J. Borges.  



No museu do Cordel o grupo foi recebido pelos cordelistas Olegário Fernandes Filho – diretor do Museu e Nelson Lima – presidente da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel, que na ocasião, estava realizando o lançamento do livro Depois que a chuva passarescrito pelo poeta e repórte Jénerson Alves.
Durante o evento ocorreu ainda apresentação do músico Carlos Alves, dos violeiros Luciano Leonel e Antonio Marcos, assim como diversas declamações de poetas populares, entre eles o poeta e ator Nerivaldo Alves, o poeta e radialista Raudenio Lima, assim como os Poetas Paulo Pereira Espingarda do Cordel. Na ocasião a acadêmica Alcina Nascimento fez a leitura de um poema de Jénerson Alves.
Telma Rodrigues, Secretária de Educação de Igarassu, uma das integrantes da comitiva conheceu o Projeto Cordel nas Escolas, que é desenvolvido pela Academia Caruaruense de Literatura de Cordel em escolas públicas municipais.

 O grupo visitou também a Casa Museu Mestre Vitalino, no Alto do Moura, considerado o maior Centro de Artes Figurativas das Américas.
No retorno uma parada no Memorial J.Borges, em Bezerros. Borges é o maior gravador xilogravurista em atividade no Brasil e possui um grande acervo que retratam costumes, crenças e o cotidiano do povo sertanejo, através da sua arte  e da literatura de cordel. A comitiva foi composta pelos seguintes acadêmicos: Alcina Nascimento, Corinne Elizabeth, Edvânia Lopes, Fernando Melo, Ivan Rodrigues, José Roberto de Oliveira, Nhelma Magda e Rejane Dias.